Onde estão Sol Poente e O Sono de Tarsila do Amaral?
Obras estão entre as mais importantes do Brasil. Para especialistas, Sol Poente se compara a importância de Abaporu
O que é real e o que é imaginação? Onde a consciência acaba e onde começa o sono? Criada em 1928, durante a fase antropofágica da pintora, O Sono é uma obra-prima de Tarsila do Amaral. Onde está?
Nessa obra, Tarsila explora um universo onírico, apresentando uma figura humana adormecida, em um ambiente surrealista e fantástico. Os elementos parecem flutuar evocando a atmosfera de um sonho, onde se destacam as cores vivas e formas arredondadas. A obra transmite estranhamento e fascínio.
Sol Poente óleo sobre tela pintado em 1929, fase mais celebrada de Tarsila, fez parte da coleção de Milton Guper antes de passar para a coleção Geneviève e Jean Boghici.
Em Sol Poente, que pertence à fase mais surrealista de Tarsila, a vegetação já se encontra totalmente revolucionada.
Sol Poente e O Sono são enigmas que datam do momento mais exuberante e ousado da Tarsila. As duas obras têm em comum uma busca por uma "paisagem metafísica".
A "brasilidade" e a fama de "Sol Poente", que foi exibido em diversas mostras e chegou até a estampar um quebra-cabeça da marca Estrela, podem tornar seu valor no mercado superior ao de "A Lua", que teria custado ao MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, cerca de R$ 75 milhões ou US$ 20 milhões - a cifra que circulava entre fontes na época da compra, nunca foi confirmada.
Por que Sol Poente e O Sono são tão importantes para a arte brasileira ?
Nesses quadros, a liberação inconsciente de manifestações pessoais em anos caóticos estão presentes. Ela dá vazão ao inconsciente. Nesses quadros está a independência de Tarsila.
Quadros de Tarsila dessa época também costumam estar entre os mais bem cotados. Nessa fase estão suas obras mais importantes. Entre elas, Abaporu, O Sono e Sol Poente. Esta última batizaria o nome de uma operação que impressionou o Brasil.
Onde estão Sol Poente e O Sono?
Suspeito que uma está numa coleção particular, não mais na coleção Genevieve e Jean Boghici. Outra está à venda sem publicidade. Suspeito que um escândalo se aproxima.